O lutador brasileiro de MMA mais famoso

Para quem é fã do MMA, existirão sempre preferências por algum lutador ou lutadora, seja por suas qualidades de combate, por sua personalidade mais ou menos exuberante ou até por simpatia por sua nacionalidade.

Mas quando se colocam as preferências de lado e se pede a um seguidor do MMA para enumerar os 5 ou 10 melhores lutadores de todos os tempos, há um nome que não falha o top e que normalmente surge até entre os primeiros.

Internacionalmente conhecido como “the Spider”, em português “o Aranha”, Anderson Silva é um dos mais conhecidos e um dos melhores lutadores mundiais de MMA de todos os tempos.

Na hora de compor este artigo, o Aranha contava com 34 vitórias e 8 derrotas em seu currículo de lutador de MMA, colocando-o em segundo lugar de todos os tempos, apenas atrás do incomparável Georges St-Pierre.

Anderson Silva nasceu em São Paulo mas cedo sua família se mudou para Curitiba, onde com apenas 5 anos ele se iniciou nas artes marciais, mais especificamente no Taekwondo.

Curiosamente, o Aranha poderia ter passado ao lado de uma carreira de sucesso no MMA, não fosse ter chegado atrasado para um teste de ingresso no time do Corinthians, mas em futebol! Foi excluído do teste para o futebol mas recebeu um convite para experimentar boxe. E o seu talento para o combate desde o início se fez notar.

Com 1,87 m de altura e um peso de 84 kg, Anderson Silva se destacou sempre por sua força aliada a uma agilidade e velocidades surpreendentes, que lhe permitiam muitas vezes se antecipar aos adversários.

Embora sua especialização inicial fosse em taekwondo, foi em combinação com o jiu jitsu que o Aranha encontrou a combinação ideal para seu sucesso no MMA.

Essa combinação, junto com seu porte físico, fazem dele um lutador muito forte tanto no combate em pé como no chão.