Não tente isso em casa!

O MMA é uma arte marcial, ou melhor dizendo, um esporte que combina várias artes marciais, que vem ganhando cada vez mais fãs pelo mundo inteiro.

Combinando a popularidade do MMA com a popularidade e difusão permitida pelas redes sociais e novas tecnologias, não é de estranhar que exista muita gente querendo imitar seus ídolos do combate em casa ou na rua, muitas vezes aproveitando para filmar suas façanhas e colocar as mesmas online.

No entanto, uma rápida pesquisa pela internet irá facilmente revelar que para cada vídeo e história de sucesso para imitar um determinado lutador ou lutadora, ou um movimento de MMA mais difícil e arrojado, existem incontáveis vídeos de gente se machucando por não respeitarem as dificuldades inerentes a esse esporte de elite ou simplesmente por falta de cuidado e atenção.

Um dos fatores que tem contribuído para a difusão do MMA enquanto esporte para todos (para assistir ou praticar) é o facto de por detrás da aparência de espetáculo selvagem, estarem lutadores na sua enorme maioria muito disciplinados, respeitadores do próximo (incluindo de seus adversários) e que dedicam o seu tempo à prática das artes marciais que compõem o MMA.

Os lutadores de topo passam normalmente 6 dias por semana em treinamento, sendo que 3 a 4 horas por dia são passadas em treinamento físico, de técnicas de ataque e defesa, ou em exercícios de força. Para além disso, são orientados e acompanhados por parceiros de treinamento e por treinadores e técnicos experientes.

Estão por isso preparados para as façanhas que todos podemos observar.

Se é fã do MMA e quer imitar seus ídolos, não o faça em casa pois os resultados podem ser catastróficos para o seu bem-estar e para a mobília também!

Ao invés, ingresse num clube ou academia e pratique com quem o saiba orientar. Se abraçar a disciplina do MMA vai obter resultados que nunca teria imaginado possíveis.