Famosos do MMA – Georges St-Pierre

Se perguntar a fãs de MMA qual o seu top 5 ou top 10 de lutadores de todos os tempos, vários nomes irão variar e vários serão mencionados por várias pessoas. Cada um terá suas preferências pela nacionalidade do lutador, seu estilo dentro e fora do combate, ou até por sua presença nas redes sociais. Mas existem nomes como Conor McGregor ou Anderson Silva que aparecerão no top de quase todo o mundo.

Mas e se perguntarmos qual o melhor lutador de MMA de todos os tempos? O melhor, em termos absolutos?

Se deixarmos de lado as preferências subjetivas e nos focarmos no esporte puro do MMA, a resposta é quase sempre a mesma; o maior lutador de MMA de todos os tempos foi Georges St-Pierre, ou GSP, como é normalmente conhecido.

Com um registo de 26 vitórias e apenas 2 derrotas, GSP ficou conhecido por seu porte atlético, por suas qualidades ecléticas no uso dos vários componentes do MMA e por sua disciplina em combate e em sua vida pessoal.

Originário de Montreal, no Canadá, St-Pierre tem 1,80 m de altura e pesa 84 kg, o que se traduz em uma estrutura atlética e ao mesmo tempo poderosa.

GSP descobriu as artes marciais como forma de se defender de bullying de que era vítima em sua escola e desde cedo demonstrou uma apetência para o combate e as artes marciais.

Sua confiança e qualidades se desenvolveram e ele acabou se tornando profissional em 2002, tendo obtido cinco vitórias muito rápidas em seguida, que lhe valeram o nome “the Rush”, em português algo como “a Pressa” ou o apressado, pela forma rapidíssima como vencia os adversários.

Sua carreira foi interrompida temporariamente entre 2011 e 2012 devido a sérios problemas num joelho mas ele regressou em força e com o mesmo sucesso a que havia habituado seus fãs.

Sua carreira inclui também participação em filmes, como por exemplo “Capitão América”.